A seleção brasileira de futins (futebol de patins), representada por atletas pernambucanos, mostrou sua força na fase de grupos do Campeonato Mundial da modalidade, disputado em Trabzon, na Turquia. Com goleadas nas duas partidas iniciais, o Brasil garantiu vaga nas oitavas de final e segue como um dos favoritos ao título.
Na estreia, realizada na quinta-feira (21), a equipe venceu as Maldivas por 7 a 1 em uma partida desafiadora. Já na manhã desta sexta-feira (22), o Brasil aplicou uma goleada ainda maior, vencendo o Iraque por 15 a 0, demonstrando superioridade técnica e coletiva.
Destaques do time pernambucano
A equipe brasileira foi composta por atletas pernambucanos de destaque: Breton Borges, Márcio Ely, Philipp Pereira, Sérgio Pena e Emerson Santiago, sob o comando de Almir Falcão, criador do futins e presidente da Associação Brasileira da modalidade.
“O jogo contra as Maldivas foi mais complicado. Eles tinham jogadores habilidosos e com boa noção de marcação, mas não possuíam o entrosamento que nós temos”, avaliou Almir. Já sobre o confronto contra o Iraque, ele afirmou que foi mais tranquilo, pois “apesar de patinarem bem, eles não tinham tanta habilidade”.
Reforço internacional na equipe brasileira
A seleção brasileira também contou com o reforço do estadunidense Zack Phillips, criador do Rollersoccer, uma modalidade semelhante ao futins.
“Ele me pediu para jogar pelo Brasil. Consultei Arash, presidente da FIFS [Federação Internacional de Futebol de Patins], e ele permitiu. Zack está jogando como reserva, contribuindo muito com o time”, revelou Almir.
Histórico e desafios do Mundial
O Campeonato Mundial de Futebol de Patins deste ano marca uma virada histórica para o esporte. Pela primeira vez, a competição está sendo disputada sob as regras do futins, criado em Pernambuco, substituindo as normas do Rollersoccer, popularizado nos Estados Unidos.
Com a participação de 32 seleções, o torneio começou na última quarta-feira (20) e segue até o dia 26 de novembro. Essa é a sétima participação brasileira na competição. O melhor desempenho do Brasil foi a conquista de três medalhas de bronze: em 2010, na Itália; 2011, no Recife; e 2012, na França.
Próximos desafios
A seleção brasileira agora aguarda o encerramento da rodada para conhecer seu adversário nas oitavas de final. O objetivo é superar o histórico de bronzes e alcançar o tão sonhado título mundial.
Com um elenco entrosado e comandado pelo criador do esporte, a equipe pernambucana promete continuar encantando e levando o nome do Brasil ao topo do futins mundial.