O prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Mano Medeiros, anunciou nesta quarta-feira (3) o adiamento da Festa de Nossa Senhora dos Prazeres, conhecida como a Festa da Pitomba. A 367ª edição do evento acontecerá entre os dias 9 e 14 de abril, no Parque Nacional Histórico dos Guararapes, em Prazeres.
A decisão foi tomada em consideração às demandas da classe artística e dos comerciantes do município, que têm na celebração uma das mais importantes fontes de renda do ano. A programação completa e atualizada será divulgada nos próximos dias, nos canais oficiais da Prefeitura de Jaboatão.
Durante a manhã desta quarta-feira, o prefeito se reuniu com representantes da classe artística e dos comerciantes, os quais comemoraram a manutenção do evento.
“Foi uma das decisões mais difíceis como gestor público, até agora. Mas fiz como sempre: ouvi as pessoas e me coloquei no lugar delas. A ideia é respeitar esse momento de dor, dando um tempinho para o coração sossegar um pouco mais, como também respeitar o compromisso com nossos trabalhadores e com a Cultura do Jaboatão”, disse o prefeito.
Vale destacar que a programação religiosa se mantém conforme divulgado anteriormente.
O cantor e compositor Allan Carlos validou o adiamento proposto pela prefeitura. “O prefeito Mano Medeiros demonstra respeito ao manter essa festa tão tradicional, com quase 400 anos de existência. Além disso, a Festa da Pitomba movimenta a economia local e gera empregos diretos e indiretos. Somente na minha equipe são 20 pessoas envolvidas na produção. O olhar e a sensibilidade do prefeito em não cancelar a festa mostra sensibilidade e atenção pela cultura e pelos artistas locais”.
Acidente
Inicialmente, a Festa da Pitomba deste ano estava programada para iniciar nesta quarta-feira (3). No entanto, a Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes adiou a programação após o acidente com um micro-ônibus que atropelou fiéis que participavam de uma procissão em Marcos Freire.
O acidente vitimou 34 pessoas, das quais cinco não resistiram e faleceram devido a múltiplas fraturas. Até a última atualização, 12 pessoas seguem internadas em hospitais do Grande Recife.