O Hospital Miguel Arraes (HMA/FGH), reconhecido como referência no atendimento médico em Clínica Médica, Cirurgia Geral e Traumato-ortopedia na Região Metropolitana Norte do Recife, está lançando um alerta importante durante a campanha Maio Amarelo, que visa conscientizar sobre a necessidade de dirigir com responsabilidade. Este ano, a campanha adota o tema "Paz no trânsito começa por você".
No ano passado, o HMA recebeu um total alarmante de 1.054 notificações de vítimas de sinistros de trânsito, sendo que 58,8% delas se encontravam na faixa etária produtiva de 20 a 39 anos. Mais uma vez, as estatísticas confirmaram que a motocicleta permanece como o meio de locomoção mais arriscado, representando 81,5% das vítimas atendidas na unidade.
"Das mais de mil notificações recebidas no ano passado, 65% correspondem a lesões nos membros inferiores, o que reflete os típicos sinistros envolvendo motocicletas e destaca o quão constante e perigoso é esse meio de locomoção", adverte Adauto Telino, coordenador de Ortopedia do HMA. Dos 1054 casos, 61% foram resultado de colisões.
Segundo um relatório da unidade de saúde, 94% dos sinistros de trânsito resultaram em fraturas, levando a longos períodos de internação hospitalar e deixando sequelas permanentes nos pacientes.
Apenas nos primeiros três meses de 2024, o Hospital Miguel Arraes já registrou 364 notificações de vítimas de sinistros no trânsito, um aumento de 12 casos em relação ao mesmo período do ano passado.
"Muitos desses sinistros poderiam ter sido evitados com o cumprimento das normas de segurança no trânsito. O Maio Amarelo nos oferece a oportunidade de destacar essas regras, reduzindo os índices de feridos e mortos, e nos aproximando do objetivo de ter um trânsito mais seguro e pacífico", explica Adauto.
Para reforçar essa conscientização, uma equipe multidisciplinar do HMA realizará uma atividade na próxima sexta-feira (10), envolvendo pacientes e acompanhantes, com o intuito de ressaltar os riscos de dirigir de forma imprudente e infringindo as leis de trânsito.