A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) está implementando medidas para evitar o desperdício de água na Região Metropolitana do Recife (RMR) por meio da agilização no conserto de vazamentos. Essa operação mais rápida é resultado de um novo contrato de prestação de serviços de manutenção de rede de distribuição, que visa a conclusão de todas as etapas do conserto em até quatro dias.
Investimento e Execução
Com um investimento de R$ 368,9 milhões, o contrato inovador avalia o desempenho tanto no prazo quanto na qualidade dos serviços. Este contrato, que será executado nos próximos cinco anos, envolve três consórcios, incluindo empresas de Pernambuco e de outros estados com referência nacional no setor de saneamento.
Impacto Positivo e Redução do Prazo
Desde fevereiro, a Compesa conseguiu reduzir significativamente o tempo de conserto de vazamentos, que representavam cerca de 40% das queixas relacionadas ao sistema de abastecimento. O prazo, que antes era de 28 dias, agora foi reduzido para apenas quatro dias, desde o diagnóstico até a reposição do pavimento. As novas ligações também são concluídas em até nove dias após a solicitação do cliente.
Operações Ininterruptas
Para alcançar esses objetivos, as equipes da Compesa estão trabalhando 24 horas por dia, inclusive aos sábados, domingos e feriados. Nos primeiros cinco meses do novo contrato, a companhia resolveu mais de 10 mil serviços antigos, eliminando 94% das pendências de vazamentos.
Substituição de Ramais e Trechos Críticos
Além do conserto de vazamentos, a Compesa está substituindo integralmente 70% dos ramais que apresentam problemas, renovando a vida útil das redes e minimizando novas ocorrências. Há também uma frente de obras atuando na substituição de trechos críticos que, devido ao tempo de uso, apresentam fragilidade e reincidência de vazamentos, reduzindo assim a necessidade de reparos constantes.
Benefícios para a População
A nova modalidade contratual beneficiará mais de 4 milhões de pessoas na RMR. A população já começa a perceber os impactos positivos dessa iniciativa. Segundo o presidente da Compesa, Alex Campos, a companhia está vivendo uma nova fase na prestação de serviços. “Nossas equipes estão atuando de maneira ininterrupta, desde a notificação do vazamento, no diagnóstico e execução de todo o serviço. As intervenções são monitoradas através de indicadores de desempenho, prezando pela qualidade e o prazo de conclusão das intervenções, como uma resposta rápida e assertiva a uma das principais queixas da população”.
Conclusão
A Compesa, ao investir em um novo modelo de contrato para manutenção de redes, está proporcionando uma resposta mais rápida e eficaz aos problemas de vazamentos, beneficiando milhões de pessoas e contribuindo significativamente para a redução do desperdício de água na Região Metropolitana do Recife.