O anúncio dos artistas que se apresentarão no Polo Mestre Dominguinhos, principal palco do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG), realizado pelo prefeito Sivaldo Albino (PSB) no dia 2 de abril, desencadeou uma série de acontecimentos que culminaram em uma decisão inédita por parte do Governo do Estado: não participar ativamente da realização da 32ª edição do evento, passando a ser apenas um dos patrocinadores.
Um Impasse Emergente
O embate entre as gestões municipal e estadual vem se desenrolando desde o ano anterior, com o primeiro ano da gestão da governadora Raquel Lyra (PSDB). Naquela ocasião, ficou evidente um impasse: a prefeitura anunciou sua intenção de assumir a organização do evento para a edição seguinte.
Desde então, a prefeitura de Garanhuns começou a divulgar atrações para o FIG 2024, com anúncios feitos em agosto e setembro do ano anterior, delineando um quadro de disputa pelo protagonismo do festival entre os poderes municipal e estadual.
Decisão do Governo do Estado e Repercussões
A decisão do Governo do Estado de se retirar do papel de realizador do evento deste ano foi explicada pela secretária de Cultura de Pernambuco, Cacau de Paula, como uma resposta à falta de co-realização entre as partes.
"A gente está enxergando como uma disputa entre duas partes que querem realizar o evento. E como não houve co-realização de ambas as partes, o governo está tomando essa decisão, diante do que foi apresentado", afirmou a secretária.
Respostas da Prefeitura de Garanhuns
O prefeito Sivaldo Albino, por sua vez, afirmou que aguardará um posicionamento oficial do Governo do Estado para tomar medidas. Destacou o esforço pela busca de diálogo, mas mencionou a imprevisibilidade do governo estadual.
"Caso se confirme, vamos fazer da maneira que a gente planejou. Um FIG grandioso e com responsabilidade. Um evento com investimento de R$ 15 a R$ 16 milhões e com a iniciativa privada que estamos buscando e com alguns parceiros", disse o prefeito.
Impacto na Programação e Organização
A presidente da Fundarpe, Renata Borba, mencionou que o anúncio antecipado das atrações frustrou os esforços de cooperação entre as partes. Ela ressaltou que a Fundarpe apresentou seus planos à prefeitura, mas que a construção coletiva foi prejudicada.
Entre as novidades reveladas pela prefeitura, estão as contratações de artistas como Nattan, Péricles, Raphaella Santos, Edson Gomes, Pablo, Maria Gadú, Ritchie e Paulo Ricardo. Outras atrações já haviam sido divulgadas anteriormente pela Prefeitura, como Pitty e Os Paralamas do Sucesso.
Expectativas e Desdobramentos Futuros
Com o FIG 2024 previsto para ocorrer entre os dias 11 e 28 de julho, ocupando 20 polos, o festival se encontra em um momento de incerteza e de desafios. Resta saber como a organização se adaptará às mudanças e como isso impactará a experiência dos participantes e a cena cultural da região.