Um resort localizado na Praia de Carneiros, em Tamandaré, no Litoral Sul de Pernambuco, foi multado em R$ 50 mil por despejar esgoto no mar. A multa foi aplicada pela Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) através do Auto de Infração nº 288/2024, confirmado nesta segunda-feira (8). O condomínio de veraneio Eco Resort foi autuado por lançamento irregular de efluente sanitário na praia de Carneiros, resultando em poluição ambiental.
Segundo a CPRH, a denúncia foi feita por meio da ouvidoria da entidade e, após análises da água coletada, foi constatado o despejo de poluentes no mar. De acordo com a agência, a quantidade de coliformes termotolerantes na análise confirma o despejo de esgoto sanitário, tornando o trecho impróprio para recreação de contato primário, conforme a Resolução Conama 274/2000.
O despejo ocorria por meio de uma canaleta que conectava o resort à praia, em um trecho de menos de dez metros. Além da denúncia à CPRH, o condomínio também foi alvo de uma denúncia do Ministério Público de Pernambuco (MPPE).
A CPRH ainda mencionou que a Associação para Desenvolvimento Sustentável da Praia dos Carneiros realizou uma coleta anterior à da agência, cujos resultados comprovaram o crime ambiental e subsidiaram a autuação.
A reportagem tentou entrar em contato com o Eco Resort Praia dos Carneiros para obter um posicionamento sobre o assunto, porém, até o momento da última atualização desta matéria, não houve resposta por parte do empreendimento.