Pernambuco está liderando o país em solicitações de documentos durante a Semana Nacional do Registro Civil. Segundo dados do portal oficial dos Cartórios de Registro Civil do Brasil, registrocivil.org.br, até o início desta quarta-feira (15), o estado já contabilizava 6.216 solicitações.
A Semana Nacional do Registro Civil, uma iniciativa da Corregedoria Nacional de Justiça (CNJ) e do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), em parceria com a Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de Pernambuco (Arpen-PE), permite que os cidadãos solicitem documentos de forma simplificada e com atendimento ampliado nos cartórios.
Em Pernambuco, todos os cartórios de registro civil expandiram seus horários de atendimento das 8h às 18h para garantir que a campanha atenda o máximo de pessoas possível.
Até o momento, o estado de São Paulo ocupa o segundo lugar no ranking, com 2.921 solicitações, seguido pela Bahia, com 2.118 requerimentos abertos.
Embora o foco desta edição da campanha esteja voltado para pessoas privadas de liberdade, indígenas e quilombolas, qualquer pessoa pode se dirigir aos cartórios para atualizar ou solicitar sua documentação. A campanha visa facilitar o acesso aos documentos essenciais para o exercício da cidadania, promovendo inclusão e garantindo direitos básicos para todos os cidadãos.