(81) 98780-2394

NO AR

Litoral FM Recife

bloglitoral.com.br

Pernambuco

Compesa inicia obra da nova estação de tratamento de água em Caruaru

Nova estação de tratamento de água da Compesa deverá entrar em operação em outubro

Publicada em 16/07/24 às 10:36h - 763 visualizações

por Litoral FM Recife


Compartilhe
 

Link da Notícia:

Compesa inicia obra para nova estação de tratamento de água em Caruaru  (Foto: Divulgação/Compesa)
A ampliação da distribuição das águas do rio São Francisco na cidade de Caruaru, localizada no Agreste de Pernambuco, está cada vez mais próxima de se concretizar. Com o avanço das obras da Adutora do Agreste, que aumentarão a vazão de água para o município em 600 litros por segundo (l/s), a Compesa está realizando investimentos significativos para aprimorar a capacidade de tratamento de água na região.

Investimentos e Instalação da ETA Bela Vista

Um dos principais investimentos é a implantação da nova Estação de Tratamento de Água (ETA) Bela Vista, situada no bairro Encanto da Serra. Esta estação terá a capacidade de tratar 200 litros de água por segundo e representa um marco no abastecimento de Caruaru. A Compesa investiu R$ 4,5 milhões na aquisição desta unidade compacta e de fibra de vidro, iniciando a construção das bases de concreto que suportarão a estrutura.

O modelo da ETA Bela Vista é conhecido por sua fácil instalação e manutenção, além de empregar processos sofisticados para transformar a água bruta em água potável, segura para o consumo humano.

ETA Petrópolis e ETA Salgado

Atualmente, as águas do rio São Francisco já são tratadas na ETA Petrópolis, com uma vazão de 200 l/s. Além da ETA Bela Vista, que deverá entrar em operação em outubro, a ETA Salgado também receberá o novo volume de água que chegará a Caruaru ainda este ano.

Meta de Eliminar o Rodízio de Água

O presidente da Compesa, Alex Campos, destaca que a meta estabelecida pela governadora Raquel Lyra é realizar todas as ações necessárias para eliminar o rodízio na distribuição de água em Caruaru. Segundo ele, "a nossa expectativa é que, neste segundo semestre, a ETA Bela Vista já esteja em operação e pronta para receber as águas do São Francisco pela Adutora do Agreste, uma realidade que vai mudar o padrão de abastecimento na cidade."

Obras Complementares e Melhoria da Rede de Distribuição

Alex Campos também ressalta que serão necessários investimentos em obras complementares na rede de distribuição de água para eliminar o rodízio na cidade. "As tubulações antigas no município serão paulatinamente trocadas para garantir que o volume de água que será disponibilizado para Caruaru chegue em todos os pontos da cidade com pressões adequadas", afirma o gestor da Compesa.

Conclusão

A ampliação da distribuição de água do rio São Francisco em Caruaru, por meio da Adutora do Agreste e das novas estações de tratamento, representa um passo significativo para melhorar o abastecimento de água na cidade. Com esses investimentos, a expectativa é de que Caruaru possa eliminar o rodízio de água, garantindo um fornecimento contínuo e de qualidade para toda a população.



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








.

LIGUE E PARTICIPE

(81) 98780-2394

Visitas: 124008
Usuários Online: 102
Copyright (c) 2024 - Litoral FM Recife
Converse conosco pelo Whatsapp!