Pernambuco registrou uma redução expressiva nos casos de dengue em 2025. Segundo o 11º Boletim Epidemiológico das Arboviroses, divulgado nesta quarta-feira (19) pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), o estado teve uma queda de 73,5% nas notificações da doença em comparação com o mesmo período de 2024.
Entre os dias 29 de dezembro de 2024 e 15 de março de 2025, foram 5.703 casos notificados de dengue em Pernambuco, número bem inferior ao do ano anterior. A SES-PE ressalta que a análise foi atualizada para considerar as notificações totais, permitindo uma comparação mais precisa entre os anos.
Casos prováveis e metodologia atualizada
A pasta explicou que, diferentemente de anos anteriores, a avaliação agora prioriza as notificações, que correspondem ao total de registros feitos pelos profissionais de saúde, independentemente de confirmação ou descarte. A mudança ocorre para reduzir distorções causadas pelo tempo necessário para investigação dos casos prováveis, que inclui os confirmados e os ainda sob análise.
Como parte da dinâmica de investigação, os casos descartados em 2025 ainda são poucos, já que o período de análise pode levar até 90 dias. Por outro lado, no mesmo período de 2024, muitas dessas investigações já estavam concluídas, com mais descartes registrados.
Casos confirmados e óbitos em investigação
Até o momento, 886 casos de dengue foram confirmados em Pernambuco neste ano. Destes, sete evoluíram para quadros graves e 11 óbitos estão em investigação com suspeita de arboviroses. O processo de apuração das mortes começa nas equipes de Vigilância Epidemiológica municipais e, depois, é encaminhado a um comitê técnico estadual para análise minuciosa das causas.
Situação nos municípios pernambucanos
O boletim ainda aponta que 130 municípios apresentam baixa incidência de casos de dengue, enquanto 14 localidades registram média incidência e seis municípios aparecem com alta incidência da doença.
Outras arboviroses: Chikungunya e Zika
Além da dengue, o levantamento destacou 849 notificações de Chikungunya, com 123 confirmações. Em relação ao Zika vírus, foram 112 casos notificados, porém nenhum foi confirmado até o momento.